Elementos Essenciais Para Nossa Dieta



No artigo passado te falei sobre a importância sobre alguns elementos na sua dieta, e agora iremos falar individualmente sobre cada um deles.

A Importância das Proteínas


Além de estar relacionada com o processo de hipertrofia, a proteína também é importante para o fornecimento de energia, formação de diversas estruturas do corpo como: cabelo, unhas, pele, tendões, músculos, produção de hormônios, enzima, controle imunológico e funções transportadoras.

Para isso devemos distribui-la ao longo do dia em todas as refeições.

De nada vai adiantar você colocar toda a necessidade diária em uma ou duas refeições, assim o seu shake de pós treino, de nada vai adiantar ter 30 a 60 gramas de proteína se o resto de suas refeições está desfavorecida.

A qualidade da proteína é fundamental por isso sua alimentação precisa ter alimentos como peixes, aves, carne bovina magra, laticínios e ovos.

Quando houver a impossibilidade de um desses alimentos, seja por tempo ou por transporte, utilize sua suplementação para suprir essas necessidades durante o dia.

A Importância dos Carboidratos

Os carboidratos são os componentes principais dos alimentos, está relacionado com a reposição e o gasto de energia, é ele que nos fornece energia, ele é fundamental tanto para quem quer perder peso ou ganhar peso, podemos dizer que ele é nosso principal combustível.

E você não necessita ingerir eles da forma tradicional com derivados do trigo, mas sim em alimentos naturais como batatas, raízes, etc.

Por isso priorize a ingestão de carboidratos, mas, se você sabe que ficará trabalhando sentado e que não terá tanto esforço, utilize uma menor porção.

Mas, se for fazer uma atividade forte como ir para a academia e treinar pesado, aumente a ingestão, pois ele é o seu combustível.

E após o seu treino coloque um pouco de carboidrato para recuperar a energia gasta durante o treino e impedir que sua proteína de pós-treino se torne açúcar para o fígado.

Lipídeo (gorduras)


A maioria das pessoas tem uma típica conclusão, que se desejam eliminar gordura não devem comer gordura.

Mas isso está totalmente ERRADO!

A questão não é eliminar, mas sim escolher o tipo certo e a quantidade correta.

A ingestão de gordura na alimentação é fundamental para vários processos como transporte de vitamina A,D,E e K pelo intestino, sem falar que uma ingestão reduzida de gordura pode afetar a produção natural de hormônios anabólicos como a testosterona.

Elas ajudam nos processos anti-inflamatórios, mas estou falando das gorduras BOAS como: Abacate, castanhas, nozes, amendoim, azeite de Olivia, linhaça e chia.

Não estamos falando de margarinas, frituras e alimentos industrializados, esses sim devemos cortar de vez de nossa alimentação.

Assim, independente de seu objetivo não corte nenhum nutriente de sua dieta, apenas distribua as quantidades em todas as suas alimentações, priorizando um aumento de carboidrato fibrosos se você tiver atividades que gaste muitas energias como trabalho peso e treino, o consumo de proteínas deve ser distribuído em todas as refeições, sempre contendo alguma fonte delas.

Colocar nessas refeições o consumo de algumas gorduras boas como as leguminosas citadas, como castanhas, frutas, azeite em suas saladas, lembrando que uma refeição saudável deve conter todos os macro nutrientes (carboidratos, lipídeos e proteínas) e estar sempre colorida e harmônica.

Fazendo isso você terá resultados magníficos que farão a total diferença, lembre-se da importância de se alimentar.

Comentários