O Papel das Fibras na Digestão e no Emagrecimento




Quando percebemos que estamos acima do peso, devemos fazer receitas simples e fáceis saudáveis e tomamos a decisão de seguir uma dieta ou de fazer um treino hiit, por exemplo, é importante procurar um médico endocrinologista para nos dizer se nosso caso é muito sério (obesidade), ou se é só uma questão de fazer uma reeducação alimentar.

Respostas do Especialista


É o especialista quem vai nos dizer se precisamos partir para o uso de suplementos ou não. 

Por isso, é sempre bom fazer uma consulta antes de tomar certas decisões, mas também é válido ficar ligada nas novidades do mercado e ler boas dicas de sites especializados no assunto de suplemento alimentar e alimentos saudáveis para saber quais são os alimentos e compostos que realmente fazem bem para a saúde e que poderão nos auxiliar a mudar nossos hábitos alimentares.

Você com certeza deve se lembrar de sua avó dizendo para você se alimentar bem, comer alimentos como frutas e verduras e que você deve ir ao menos uma vez ao banheiro por dia para fazer o números 2.

Antigamente a alimentação era mais saudável e as pessoas tinham mais tempo para comer.
Além disso, as frutas e verduras tinham mais qualidade, pois os agrotóxicos não eram tão utilizados.

Não havia também tanta necessidade de os alimentos serem feitos de forma muito rápida, como por exemplo, o frango, que hoje é feito com diversos hormônios, aumentando a produção e diminuindo os nutrientes necessários para as pessoas que os consomem.

A produção dos alimentos é feita de forma muito mais mecanizada e veloz o que, no final das contas, só prejudica a nós mesmos, pois hoje, quase tudo é industrializado.

Falta de Tempo Para Comer


Quem não tem tempo para fazer uma refeição demorada, nem dinheiro para comprar produtos orgânicos e sem muitos agrotóxicos acaba optando por comer em restaurantes fast-food.

Os famosos lanches rápidos, que não suprem a nossa necessidade de nutrientes, podem até ter um gosto e cheiro muito bons, mas possuem muita gordura saturada e nosso corpo acaba pagando um preço bem alto por isso.

Pessoas que costumam comer este tipo de refeição rápida começam a desenvolver doenças cardíacas, engordam, ficam com a pele prejudicada e o intestino não funciona direito.

Grande parte do problema se deve à falta de fibras na alimentação, componente de extrema importância para uma pessoa que quer perder peso e ser saudável sempre.

Podemos encontrar fibras em duas formas: as solúveis e as insolúveis. As solúveis são encontradas em cereais e frutas e as insolúveis são encontradas em folhas, legumes e feijões.

Claro que a mudança da sua alimentação não vai mudar seu corpo de um dia para o outro, seu intestino vai começar a funcionar melhor, mas você só vai sentir uma boa diferença no seu corpo com o tempo.

Comer fibras vai te dar uma sensação de saciedade mais rápida, pois elas são mais difíceis de digerir, fazendo com que você mastigue muito mais e que coma menos nas refeições, além de acelerar os movimentos do intestino, prevenindo problemas como prisão de ventre.

É muito importante você ingerir muita água, pois ela ajudará juntamente com as fibras a fazerem o bolo fecal.

Comentários